Perguntas Frequentes

- Inglês (conversação)
- Idade mínima (varia para cada companhia) 18 ou 21 anos
- Conhecimento da área em que deseja trabalhar
- Disponibilidade de viagem de 6 a 9 meses
- Versatilidade
Para as posições de auxiliar em geral exigem que o tripulante tenha um nível Intermediário de conversação de inglês, pois toda a comunicação a bordo é realizada nesta língua. Em um navio de cruzeiros trabalham muitas nacionalidades distintas e a língua padrão é a inglesa.
Sim. Existem oportunidades para candidatos interessados que desejem iniciar uma carreira a bordo, geralmente são ofertadas posições de auxiliar para permitir ao tripulante se adaptar melhor ao setor do qual fará parte a bordo.
Acesse o link “candidate-se” e preencha corretamente suas informações. Lembre-se de colocar as suas experiências na área que está se cadastrando. É importante que o cadastro seja feito da forma mais completa possível.
Quais documentos são necessarios e se for necessario algum investimento, quais os valores?

1- Passaporte – valor de R$ 257,00 ;

2- Cursos de segurança marítima STCW e CPFN (aconselha se fazer apenas após aprovação final com a companhia, não antes de ser aprovado/a , já que algumas companhias dão esse curso a bordo); Custo médio: 1.300,00 reais, varia de acordo com local onde o curso será realizado;

3- Exames Médicos – valores de R$ 690,00 à R$ 1.500,00 dependendo da companhia e posição;

4- Carteirinha internacional de febre amarela, Custo: gratuito

5- Vacinas, cada companhia solicita vacinas diferentes, normalmente são vacinas que são fornecidas de gratuitamente no Brasil;

6- Vistos, dependendo da necessidade de cada companhia; Custo: Visto americano C1D -160,00 dólares, visto Italiano 504,28 reais;

7- Passagem aérea : Algumas companhias pagam passagem de ida e volta para porto de embarque, outras não pagam, nesse caso deverá arcar com a passagem até seu porto de embarque.Os valores dependem do local onde irá embarcar.

Seguindo as regras da MLC 2006, a ISMBR não cobra nenhuma taxa pelos serviços prestados aos candidatos e tripulantes.
Geralmente é de 6 a 8 meses. Este prazo está ligado diretamente ao tempo que o candidato leva para completar o seu cadastro, incluindo certificados e avaliações médicas. Este prazo pode variar pois cada companhia marítima tem um procedimento de embarque diferente.
São Contratos internacionais por tempo determinado e regidos pela convensão do trabalho maritimo de 2006 (MLC 2006). A organização internacional do trabalho regulamento os contratos. Para conhecer mais acesse o site: https://www.ilo.org. Sendo assim, os contratos não criam um vinculo empregatício conforme a consolidação das leis do trabalho brasileira.
O tempo de contrato vai de 6 a 9 meses, dependendo da companhia contratante e da sua função no navio.
Os pagamentos são realizados na moeda dólar americano normalmente através de uma cartao internacional fornecido pela companhia ao momento da sua contratação a bordo dos navios.
Seu salário varia de acordo com a sua posição. Tenha em mente que grande parte do seu salário será proveniente das gorjetas pagas pelos passageiros, ou seja, quanto melhor o seu atendimento maior o valor que receberá.
Pode, tudo dependerá do seu desempenho durante o contrato a bordo e das necessidades da companhia, lembre se que o seu supervisor estará avaliando você sempre. Disposição, colaboração, aparência, habilidades técnicas e línguas são algumas das suas qualidades a serem avaliadas.
Sim, todos os contratados são assinados a bordo dos navios no departamento de recursos de humanos. Qualquer dúvida sobre contrato, pagamentos, promoção, troca de departamento ou emergencias, deve ser tratada diretamente com o pessoal do RH do navio.
Varia de acordo com a companhia , sendo que algumas fornecem a passagem de ida e a de volta e outras fica por conta do candidato.
O local onde irá embarcar só será de conhecimento no dia em que a companhia informar sua data de embarque.
Você poderá embarcar no Brasil ou no exterior.
Não existe dia de folga e sim horas de folga. A escala pode ser semanal ou diária e você poderá programar seu tempo livre. Todo tripulante trabalha em média de 11 horas por dia, normalmente são períodos intercalados de trabalho e descanso.
Sim, você terá oportunidade de sair e conhecer alguns lugares mas considere que a maioria dos tripulantes tem a obrigação por lei de cumprir com uma escala de segurança chamada In Port Manning (IPM) que serve para garantir a segurança dos passageiros e também dos tripulantes sempre que o navio estiver atracado em algum porto, então, devem permanecer a bordo alguns tripulantes de cada departamento, para que em caso de emergência eles possam auxiliar, principalmente na evacuação dos passageiros.
Uma das responsabilidades da companhia é a assistência médica, ou seja, a partir do momento que você embarca e assina um contrato a bordo do navio com a empresa ela lhe oferece uma assistência médica, arcando com todos os custos. Todas as companhias têm um médico a bordo que dá assistência aos tripulantes.
Não é possível que a promoção seja feita em terra ou pela agência, uma vez que seus contratos são assinados a bordo e seu trabalho é realizado a bordo dos navios.
Como em qualquer mercado de trabalho, as promoções acontecem com aquelas pessoas que se destacam, seja por mérito ou experiência. Saiba esperar o momento certo, as oportunidades virão. Todas as promoções ocorrem a bordo dos navios, normalmente após seu segundo contrato.
Não é possível que a promoção seja feito em terra ou pela agência, uma vez que seus contratos são assinados a bordo e seu trabalho é realizado a bordo dos navios.
Sim. Todas as trocas de departamentos devem ser feitas a bordo com departamento de recursos humanos. É a mesma situação das promoções, as trocas de departamento acontecem com aquelas pessoas que se destacam, seja por mérito ou experiência.
Caso a companhia tenha interesse em oferecer um novo contrato a bordo, o tempo entre uma embarque e outro pode variar de 3 a 6 meses, sendo possível demorar mais de 6 meses dependendo das necessidades das companhia de navios.
Aconselhamos os tripulantes a não desembarcarem antes de finalizar o contrato já que as companhias de cruzeiros não vêem com bons olhos os contratos não terminados. Além disso, tripulantes que desembarcam do navio antes do fim do contrato sem uma justificativa formal não recebem proposta para outros embarques. Se você precisar sair do navio antes de terminar o contrato, converse com RH a bordo e verifique se seu motivo se enquadra em desembarque pessoal justificável, normalmente isso acontece em caso de doença familiar próxima.
São cabines pequenas com banheiros compartilhadas entre 2 a 4 tripulantes. Evite levar muita bagagem pois o espaço é reduzido.
A bordo dos navios existem áreas específicas de lazer para tripulantes tais quais: academia, bar e Solarium.
Nas cabines têm telefones que podem ser utilizados para ligações tarifadas. Para ter acesso à Internet, geralmente, existe uma lan house com computadores e wi-fi disponíveis por tarifas. São serviços via satélite, limitados e caros e, por esta razão, muitos tripulantes procuram estes serviços nos portos.
Boa parte dos uniformes são fornecidos pela companhia e estes são lavados e passados sem custos adicionais.
Não. As companhias de cruzeiro são obrigadas por legislação internacional a repatriar seus tripulantes, independente da nacionalidade, diretamente para seus países de origem ao final de seus contratos.
Deverá levar toda a documentação original. Recomendamos que leve toda a documentação original na mala de mãos e não na bagagem a despachar pois a falta de qualquer documento original, poderá impedir seu embarque e contratação.
Dependendo da companhia terá um agente portuário esperando por você más caso o agente não esteja, recomendamos que ligue no telefone que está na sua carta de embarque e em caso de não conseguir ter sucesso, recomendamos que vá ao porto de embarque ou um hotel. As companhias disponibilizam um serviço emergencial 24/07.
- Você vai morar dentro do navio, ou seja, não terá custo com moradia;
- Todas as refeições são fornecidas pela companhia sem custo adicional;
- Não perderá tempo com deslocamento da sua casa até seu trabalho;
- Pagamento em dólar;
- Experiência internacional;
Sim, as Companhias possuem um seguro de proteção para o tripulante caso fique retido em um porto estrangeiro. GARD - MLC@gard.no - Telefone: +47 90 52 41 00
Não. A ISMBR realiza o recrutamento e pre- seleção dos candidatos e somente os encaminha para as companhias maritimas contratantes já que são estas companhias as que decidem a sua aprovação e contratação. Lembrando que os seu contrato de trabalho é assinado somente a bordo seguido a legislação internacional, ILO.